quinta-feira, 22 de março de 2012

Raquete dos profissionais: Rafael Nadal

Bom, já falamos sobre a raquete do Federer e do Djokovic. Estava faltando a do Nadal certo? Então vamos lá!

Pouco se sabe sobre a raquete dele, a não ser que ele já usava chumbo por baixo da proteção plástica e que aumentou a quantidade de peso nesse local para ter mais potência nos golpes e poder finalizar os pontos mais rapidamente, poupando físico e esforço( alguém além de mim entendeu algo como "para eu finalmente conseguir ganhar do Djokovic"? ).

Outro ponto interessante é que ele usa uma raquete com empunhadura L2, ou seja, 4 1/4, bem menor do que o recomendado para alguém com a altura dele. Empunhaduras menores permitem maior movimentação do pulso no swing, facilitando o spin, mas o jogador deve entender que isso pode provocar lesões sérias. Nadal sabe disso e provavelmente faz um programa de fortalecimento muscular para prevenir isso.

Mas agora vamos ao que importa: reparem nas fotos abaixo que a raquete dele realmente é um paintjob. O que acaba entregando isso é o Cortex - onde ele deveria estar existe apenas uma pintura amarela. Vejam também que existe a personalização com o nome dele.

Agora talvez a coisa mais curiosa: em uma das fotos, podemos ver que ele não usa a RPM Blast, conforme propagandeado pela Babolat. Ele continua usando a Pro Hurricane Tour, corda que ele sempre usou( e que antes era amarela ), mas que agora é preta. Dá pra ver o nome da corda escrito em branco, perto do coração da raquete. Não existe nada de errado nisso, afinal é marketing, mas é interessante saber que uma corda que faz sucesso no mundo todo justamente por ser a escolha de Rafael Nadal, não é a que ele realmente utilíza. Aliás, jogadores profissionais de tênis já são teimosos e reticentes no que se refere à troca de qualquer material que utilizam, imaginem agora se esse jogador é justamente aquele que deixa as garrafas perfeitamente alinhadas em toda virada de quadra???

Um abraço, e bom bate bola!



Detalhe do "Cortex": pintura para disfarçar a inexistência dele

Detalhe da empunhadura: L2 - 4 1/4

Detalhe da corda: Pro Hurricane Tour

Comparação entre a de Nadal e uma "normal"

24 comentários:

  1. Agora tá explicado. Quando troquei a pro hurricane tour pela rpm, achei uma péssima escolha, mas não conseguia entender, pois se o Nadal havia mudado, só poderia ser por uma corda melhor.
    O mesmo aconteceu com o Tsonga, que tentou trocar a alu power pela rpm e se arrependeu.
    Propaganda enganosa, que feio Babolat!
    Dado, por acaso sabe a tensão que o Nadal usa?
    Abraço
    Vinicius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius, pouca gente sabia disso. Só quem encordoada pra ele. A tensão varia entre 50 e 55 lbs, dependendo do torneio e do adversário.

      Abraço!

      Excluir
  2. Parabéns pelo Bolg Ricardo, realmente o que encontramos aqui é um conteúdo diferenciado!!
    Uma coisa que me passa pela cabeça, aqui no Brasil existe o Código de Defesa do Consumidor, eles não podem vender uma raquete dizendo ser utilizada pelo Nadal quando este usa um modelo anterior pintado de AeroPro GT!! Vc por acaso sabe se existe essa discussão?
    Abs

    Bruno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Bruno!

      Na verdade, não tem o que protestar. É simplesmente uma ação de marketing. Assim como na Nascar e na Stock Car eles usam "bolhas" de carros de série e sabemos que os pilotos não estão utilizando carros iguais aos que compramos.

      Em suma, as marcas nunca dizem que tal jogador usa tal raquete. Ele só falam que é a raquete de tal jogador, e aí tem uma diferença mínima que é onde eles se apóiam. Somos nós que concluímos que estamos jogando com a mesma raquete de um jogador profissional.

      Abraço!

      Excluir
  3. PORFAVOR ME AJUDA NESSA DUVIDA!!
    pq o nadal nao usa o cortex system e nao usa RPM BLAST ???????? PQ A BABOLAT NAO VENDE A PRO HURRICANE TOUR PRETA???

    ResponderExcluir
  4. intaum o nadal usa a primeira aero q saio soh q com a pintura de aeropro drive gt e ele usa a pro hurricane tour soh q a babolat pinta as cordas de preto pra ele soh pra fazer marketing????? e a babolat nao vende a pro hurricane tour preta!!

    ResponderExcluir
  5. VC SABE ME DISSER se o overgrip q o nadal usa é realmente o BABOLAT VS GRIP ORIGINAL?????? E PQ A BABOLAT NAO VENDE A CORDA PRO HURRICANE TOUR PRETA???

    ResponderExcluir
  6. A CORDA PRO HURRICANE TOUR Q O NADAL USA È 1.30mm????????? MAS AINDA NAO ENTENDI PQ O NADAL NAO USA CORTEX SYSTEM?????

    ResponderExcluir
  7. OBRIGADO PELA ATENÇAO !! RESPONDE PORFAVOR!!

    ResponderExcluir
  8. Desculpe a pergunta, mas sou iniciante no tênis. O que é o "cortex" na raquete que você comentou lá em cima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cortex é uma tecnologia que a Babolat lançou e que se mantém até hoje, e que supostamente ajuda a eliminar vibrações da raquete. É a parte amarela, logo abaixo do logo da Babolat, na região do coração da raquete.

      Abraço!

      Excluir
  9. Faltou o peso da raquete...fiquei curioso.

    ResponderExcluir
  10. mito legal. perfeito!!!

    ResponderExcluir
  11. Obrigado Dadozen ... eu tive esta raquete nas 2 versões _ a preta (sem cortex) e a 1a geração com cortex ... Realmente preferia o modelo preto SEM o sistema cortex ! .. Será que existe um modelo sem tal sistema disponibilizado para meros mortais ?
    Leo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo, é difícil de encontrar... Só usadas mesmo, e ainda talvez em estado de conservação deplorável...

      Abraço!

      Excluir
  12. ótimas postagns, muito bom seu blog, Parabens, poravor continue sempre postando coisas porque oce sabe de coisas inriveis que poucos no mundo do tenis sabe.
    Voce pode me dizer aonda que voce achou essas fotos da raquete do nadal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas foram postadas na fórum da Tennis Warehouse, onde alguns membros tem acesso a essas raquetes e divulgam para os aficionados pelo esporte.

      Obrigado pelos elogios!

      Abraço!

      Excluir
  13. Sou iniciante no tenis e me diceram que quando troca o modelos das raquetes os profissionais de alto nivel apenas trocam a pintura e nao a versao isso é verdade ?
    Gostei muito de ver o Rafa aqui no Brasil Open, vi que ele gira muito top spin nos golpes, e gostaria de saber qual o modelo ue Rafael Nadal usa , estao falando que é o modelo de 2005, me ajude nisso por favor
    Amei seu blog, voce nos informa muitas coisas de tenis, parabens continue sempre postando .
    Abracos
    Marco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco, isso acontece mais do que você pode imaginar. Imagine que você é um tenista juvenil de grande qualidade, e conforme vai crescendo, fica tão conectado à sua raquete que é difícil de mudar, mesmo porque tenistas são bichos teimosos.

      Então o que acontece é que as marcas continuam a produzir a raquete que ele usava, mas como pagam muito dinheiro para que eles sejam seus garotos-propaganda, eles acabam chegando a um acordo de continuar utilizando a raquete antiga, mas com pintura nova. Isso é o que as pessoas chamam de paintjob, mesmo porque não faria muito sentido o profissional utilizar uma raquete que já não é mais vendida.

      Tem muita gente que fica bastante descontente com isso, mas nada mais é do que um acordo comercial de alguém que paga( o patrocinador ) e alguém que recebe( o jogador ), sem prejudicar nenhuma das partes. Além disso, o nível de jogo dos profissionais é totalmente diferente do nosso, e é bem razoável acreditar que eles realmente tenham que utilizar raquetes diferenciadas, com peso maior, rigidez diferenciada, entre outros aspectos.

      Abraço!

      Excluir
  14. quanto custa em mediaa raquete de Rafael nadal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A raquete que ele utiliza não é vendida nas lojas. Já a AeroproDrive, que é a versão que ele propagandeia, custa em média R$500 a R$ 600.

      Excluir
  15. Tenis é um esporte tão magicamente único e peculiar, a começar pelos movimentos, onde vc raramente, por mais amador ou profissional que o nível observado seja, movimentos de saque e golpes praticamente nunca se repetem de um jogador para o outro, cada um tem o seu! Isso vale para o material também, é tudo muito personalizavel, mas agora, o que mais me deixa curioso no tenis moderno é o desespero, a busca e a eterna especulação que as pessoas vivem para saber o material exato que Nadal, Federer, Djokovic usam.. essa história da corda, provavelmente não exista uma pro hurricane preta para ser comercializada, e nada impede de a Babolat fazer a tradicional AMARELA, em cor PRETA, e mandar pro Nadal utilizar, para fins estéticos, ou para fins de marketing e fazer vcs tontos pensarem que é pro hurricane... quanto desespero vcs tem pelo material IGUAL ... Procurem encontrar o que mais se adequa as suas necessidades, e não as deles. As raquetes deles, vcs nunca vão encontrar para comprar, são todas personalizadas, e muitas vezes, nem mesmo a marca que aparece na pintura, é o que está por baixo dela. Baghdatis jogou um tempão com Fischer, pintada de Technifibre, Murray joga de Prestige, pintada de Radical, há quem diga que durante um longe periodo, o Nadal jogou de Puredrive pintada de Aero, dentre outras centenas de casos, essencialmente concentrado no tenis europeu.
    Se um dia, vcs conseguirem achar exatamente tudo o que eles usam, e imitar, vcs não conseguirão repetir as mágicas que eles fazem, malemá vão conseguir jogar, a começar pelo peso, que em geral, as raquetes dos pros passam das 400 gramas. Esses equipamentos são feitos de acordo com a preferencia deles. Então, relaxem, e gozem, imitando pelo menos, o paint job que ta la na lojinha ...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia se "pensar que é RPM BLAST"

      Excluir
  16. Boa Tarde. Eu estava querendo comprar uma Yonex Vcore XI 100 com empunhadura L2 .. Pois as vezes jogo direto no couch com uma L3 e sinto que o jogo melhorou.
    Queria saber se a L2 serviria para este caso .. pois ai jogaria com o Couch + Grip e teria maior conforto.
    Aguardo sugestões.
    Obrigado.
    Andre

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...